domingo, 20 de maio de 2018

VIÑA TONDONIA BLANCO GRAN RESERVA 1994: Um grande vinho espanhol!

Região e Vinícola

O vinho Viña Tondonia é um vinho branco espanhol é da vinícola R. López de Heredia Viña Tondonia da região de Riojas conhecida por seus vinhos tintos e brancos em estilo único, hoje sem equivalente no mundo do vinho.

As as gerações de López de Heredia, durante 141 anos, se dedicaram ao propósito de alcançar vinhos excepcionais, obras-primas de arte e refinamento, capazes de imitar as mais famosas do mundo; um anseio que o fundador da vinícola, Sr. Rafael López de Heredia e Landeta, definiu, no século XIX, como o "Rioja Supremo".



O Vinho

O Viña Tondonia Blanco Gran Reserva 1994 é amadurecido em barris de carvalho em até 9 anos. O resultado é um vinho que representa a personagem e prazer que proporciona, entre os grandes brancos do mundo.

Sua cor ouro, tipo âmbar, límpido e brilhante. O aroma é de grande complexidade, muito persistente, muito perfumadas, aromas de mel, marmelo, casca de frutas cítricas, chá, notas de fumo e florais, com um fundo de menta e anis. A boca é seca, aveludado com uma grande acidez que dá consistência. Flores, especiarias e chá, sensações muito persistentes macias. Uma hora após a abertura da garrafa de vinho abre mais, ganha em intensidade e complexidade, e torna-se imensa, maravilhosa. Um excelente vinho que vai continuar a crescer na garrafa.

Variedades Rioja: Viura (90%) e Malvasia(10%).

Álcool: 12,5 % vol.

Harmonização

Peixe grelhado com molho ou textura gelatinosa, pratos de arroz cremoso, guisados, ensopado de peixe, marisco com batatas, batatas com bacalhau ou tamboril, ovos mexidos ou frito, frango, peru, pato, coelho, refogados, massa com cogumelos ou frutos do mar e queijo gordo.

Custo

Preço de € 55.



Saúde a todos!

2 comentários: